Na natureza os psitacídeos (aves de bico curto e curvo) como os papagaios, araras e calopsitas alimentam-se de uma enorme variedade de frutos, flores e sementes de acordo com a disponi-bilidade em cada estação climática.

Em cativeiro, a maioria das aves ainda é alimentada exclusiva-mente com misturas de sementes, e quem reina é o girassol! Acontece que essas sementes muitas vezes não fazem parte da dieta natural da espécie, e não muito raro observamos aves com distúrbios graves de saúde! Elas possuem excesso de gordura, quantidades de cálcio e fósforo inadequadas e níveis de amino-ácidos e vitaminas insuficientes.

Você provavelmente já viu um papagaio bem gordinho, tristonho e bastante amarelado, sinais clássicos da doença hepática!

É comum em animais cativos mantidos durante anos com alimentação restrita a sementes ou até mesmo com oferta de alimentos não adequados a uma ave, como pães, biscoitos e etc.

 Atualmente, existem várias rações balanceadas e adequadas para cada fase de vida da sua ave. Essas formulações substituem de forma plena a alimentação in natura, além de serem práticas e também muito palatáveis! Assim, além de nutrir o seu bichinho a alimentação correta aumenta a saúde e bem estar evitando a instalação de uma série de doenças!